quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

VOCÊ SABE O QUE É SER UMA PESSOA MULTIPOTENCIAL?



Recentemente comecei uma pesquisa sobre novos modelos de trabalho e de pessoas que se dedicam a vários projetos. Achei um termo que quando li foi identificação à primeira vista.
Quem me conhece sabe o quanto sou uma pessoa criativa e a facilidade que tenho para dar ideias, sugerir melhorias e ver saídas onde parece não ter solução. Estar pronta para apoiar é algo muito forte em mim, sempre estou disposta a ouvir e se possível tentar ajudar no que estiver ao meu alcance.
Bem, tudo isso ficou muito mais claro quando passei novamente por um processo de autoconhecimento, quem me conhece bem também sabe que gosto de estar sempre mergulhada em terapias, vivências, cursos que tragam algo a mais além de aprimorar as habilidades técnicas e ser uma pessoa melhor.
A partir desse novo processo de autoconhecimento eu descobri que eu posso ter vários projetos, que posso me dedicar a todos eles sem me sentir inadequada e sem ter que dar muita satisfação sobre minha escolha profissional do momento. Simplesmente entendi que não tem necessidade de limitar minha atuação à uma única área ou um único projeto. Me sentia um pouco inadequada, pois as frases em volta me deixavam um pouco frustrada e necessitava me explicar: “Você precisa de foco, você não termina nada o que começa, vai fazer mais um curso? ”
Percebo que a grande maioria das pessoas acha que é preciso escolher apenas uma profissão e que é necessário se especializar em algo. Bom, quando entendi que todas as minhas inúmeras ideias e paixões têm um ponto em comum, quando finalmente encontrei o fio da meada e estou entendendo o meu padrão de recompensa, sinceramente tirei um peso das minhas costas.
Importante colocar aqui que todo esse processo de descoberta está sendo feito com muita dedicação, com entrega total a me entender por completo, processo esse que ainda está em andamento. Eu decidi investir mais uma vez em uma busca para olhar a fundo para meus Talentos e Paixões e tem sido um mergulho cheio de cores e amores. Cada vez que descubro e identifico algo me sinto mais completa e mais leve.
Ser multipotencial exige organização de ideias e planejamento, não pensem que é fácil se descobrir multipotencial e achar que pode fazer uma salada misturando tudo, muito pelo contrário, o processo de descoberta exige muita organização de ideias, das emoções e muita organização de tempo.
Quer saber o caminho que tenho feito? Pois bem,
me chame para um café, adoro sentar num lugar gostoso, tomar um bom café e conversar sobre temas de autoconhecimento, e muito mais que isso, gosto de apoiar pessoas em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

3 comentários:

  1. Hoje me encontro em um dia D. Depois de tanto tempo buscando uma classificação que me leve a um entendimento de vários porquês, vejo uma definição clara que me coloca em uma categoria. Segundo a psicóloga Juliana Canavese em sua declaração : " Bom, quando entendi que todas as minhas inúmeras ideias e paixões têm um ponto em comum, quando finalmente encontrei o fio da meada e estou entendendo o meu padrão de recompensa, sinceramente tirei um peso das minhas costas." Tirado da página http://multipotenciais.com.br/entrevistas/juliana-canavese/ Bom, isso clareia todo o meu passado. Resta agora, seguir em frente e cada tropeço recordar, pois tudo não passa de recorrência. Agora, com muita clareza. Obrigado Juliana. Edson

    ResponderExcluir
  2. Eu adoraria tomar um café com você, Juliana! Se vier pra Floripa, dê um aviso.

    ResponderExcluir